quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Projeto Gotas de Ouro








INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do mundo moderno traz consigo diversos problemas ambientais, como, por exemplo, os relacionados ao desperdício de água para consumo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informa que a população brasileira utiliza de maneira desenfreada por volta de 45% de sua água. Tentar minimizar esse problema torna-se indispensável no nosso cotidiano, entretanto, é preciso que existam projetos relacionados a essa temática.
A escola tem um papel demasiadamente importante nas questões relacionadas ao meio ambiente, principalmente as que envolvem recursos hídricos. Tratar esses aspectos no contexto escolar requer alternativas metodológicas capazes de uma incorporação dessa temática no dia-a-dia do aluno. Nesse sentido, o processo educacional é de suma importância para a construção de projetos que visem a uma sociedade mais sustentável.
Sendo a escola um lugar em que se produz conhecimento, deve haver desenvolvimento de projetos e programas que melhorem a qualidade de vida dos alunos. Nesse sentido, o colégio Almiro da Cruz, localizado no município de Barbalha-CE, apresenta um projeto cuja intenção é o reaproveitamento da água que é descartada após a utilização nos bebedouros da escola. A motivação encontrada para o desenvolvimento deste projeto dá-se devido à instituição educacional abrigar um número significativo de alunos, portanto, é ambiente propício ao desperdício de água.
Mesmo sabendo que já existem muitos projetos direcionados aos recursos hídricos, a proposta é relevante, principalmente por apresentar uma maneira simples de reaproveitar a água no ambiente escolar, o que irá contribuir para a elaboração de outros projetos com uso desta água que não seria aproveitada.

METODOLOGIA
Para o desenvolvimento do projeto, inicialmente foi colocada uma garrafa de PET de cinco litros em cada bebedouro no lugar por onde água descartada é despejada. Durante cinco dias úteis de aula foram anotadas quais as quantidades de água despejadas por dia nas garrafas PET colocadas no bebedouro, sendo que toda a água coletada nesta semana foi utilizada para finalidades diferentes. Este teste foi importante para identificarmos em média a quantidade de água que pode ser desperdiçada semanalmente na escola.
Na semana seguinte foi adaptado, através de mangueiras de plástico, em cada bebedouro um tambor de armazenamento de líquido que suporta 75 litros de água.  Conectado a esses recipientes foi instalado uma torneira que possibilitara a saída desta água. Conforme o cronograma de execução, esta água foi utilizada para diversas atividades que serão citadas nos nossos resultados, entretanto só poderá ser consumida se houver um tratamento especifico para essa finalidade. 

RESULTADOS
No teste preliminar realizado na primeira semana foram coletados 59 litros de água. Sendo utilizado para as diversas formas, tais como adicionada a caixa de descarga dos banheiros, regar o jardim e a grama e lavar os banheiros e o pátio da escola. Percebeu-se através da primeira semana a necessidade de adicionar um recipiente que suportasse mais água. Com a instalação de um tambor de 75 litros em cada bebedouro a utilização da água ficou mais fácil. Nas duas semanas seguintes foi reutilizado um total de 117 litros de água para as mais diversas formas sendo que a utilidade mais comum é a de lavar banheiros e o pátio da escola garantindo assim um ambiente sempre limpo através do uso de uma água que não seria reaproveitada.



CONSIDERAÇÕES FINAIS
 O consumo da água garante toda a atividade metabólica de um organismo. Por isso devemos utilizá-la de forma consciente para assim garantir a sua presença nas futuras gerações. O projeto de reutilização da água Gotas de Ouro apresenta uma maneira simples de reaproveitar a água dos bebedouros não só das escolas mais de todos os lugares que utilizam essa máquina para fornecimento de água para consumo.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BARCELOS. Valdo. Educação ambiental: sobre princípios, metodologias e atitudes. 2. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

GEWANDSZNAJDER, F; LINHARES, S. Biologia ontem e hoje. 3. ed. São Paulo: Ática, 1998. 393.

PELICIONE, M, C, F; PHILIPPI JUNIOR, A. Educação ambiental e sustentabilidade. 3. ed.  Barueri, SP: Manole, 2005

Um comentário:

  1. MUITO BOM, VOU FAZER NA ESCOLA,JÁ QUE ESTAMOS NO ANO DE SELO ESCOLA VERDE,EM NOSSA CIDADE.

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